Além da grade de imagem, o GIMP fornece também um tipo mais flexível de posicionamento auxiliar: as guias. Estas são linhas horizontais ou verticais, que você pode exibir temporariamente em uma imagem enquanto você está trabalhando nela.
Para criar uma guia, basta clicar em uma das reguas na janela de imagem e arrastar o ponteiro para cima da imagem, enquanto segura o “Mover” é ativada e o ponteiro do mouse muda para o ícone de “Mover”
pressionado. A guia é exibida como uma linha tracejada azul, que segue o ponteiro. Assim que você criar uma guia, a ferramentaVocê também pode criar uma guia com o comando Nova Guia, que permite colocar a guia precisamente sobre a imagem, o comando Nova guia (por percentagem)ou com o comando Novas guias a partir da seleção.
Você pode criar tantas quantas guias quantas você quiser, posicionadas onde você quiser. Para mover uma guia depois de te-la criado, ative a ferramenta Mover na caixa de ferramentas (ou pressionar a tecla M), você pode então clicar e arrastar uma guia. Para excluir uma guia, basta arrastá-la para fora da imagem. Segurando a tecla Shift, você pode mover todas as outras coisas, exceto uma guia, utilizando as guias como um auxílio efetivo de alinhamento.
O comportamento das guias depende da opção de modo Mover da ferramenta de “Mover”, na caixa de “Opções de ferramenta”. Quando o modoCamada é selecionado, o ponteiro do mouse se transforma em uma pequena mão, logo que ele fica perto de uma guia. Em seguida, a guia é ativada e fica vermelha, e você pode mover a guia ou excluí-la movendo-ade volta para a régua. Se o modo de seleção, ou de Vetor está ativoselecionado, você pode posicionar uma guia, mas você não pode movê-la.
Tal como acontece com a grade, você pode fazer com que o ponteiro seja atraído para as guias próximas, marcando a opção →
no menu de imagem. Se você tem um número grande de guias e elas estão tornando difícil para para visualizar a imagem corretamente, você pode escondê-las, alternando a opção de → . Sugere-se que você só faça isso temporariamente, caso contrário, você pode ficar confuso na próxima vez que você tentar criar uma guia e parecer que não aconteceu nada. A opção → → também é bastante efetiva se as guias estiverem atrapalhando seu trabalho.Se isso tornar as coisas mais fáceis para você, você pode alterar o comportamento padrão das guias na página de aparência da Janela Imagem da caixa de diálogo de Preferências. Entretanto, desativar a opção de Exibir as guias provavelmente não é uma boa ideia, pela razão acima.
Você pode remover as guias com o comando
→ → .
![]() |
Nota |
---|---|
Outro uso para as guias: o plugin guilhotina pode usar guias para cortar uma imagem em um conjunto de sub-imagens. |